III Seminário: a arte e a cidade ao nosso alcance

Daniel Massaneiro

Anexos28 de nov (Há 3 dias)
para
Encaminhando convite. abs, Daniel Massaneiro
---
Prezados,

É com muita alegria que o Projeto Ver com as Mãos do Instituto Paranaense de Cegos convida todos para o:
"III Seminário: a arte e a cidade ao nosso alcance", que irá acontecer pela manhã e tarde do dia 09 de dezembro de 2014 no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Nesse encontro mostraremos os resultados alcançados durante os 2 anos de trabalho com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade, contados por nossos educadores, voluntários, parceiros e alunos no período da manhã.

No período da tarde conheceremos um pouco do já foi feito em acessibilidade museológica com a pesquisadora Amanda Tojal de SP. Logo após, iremos debater a acessibilidade cultural na cidade de Curitiba com os convidados do RS: Mariana Baierle, Felipe Mianes, e com o coordenador da SEDPcD Manoel Negraes, os convidados irão compartilhar vivências culturais como pessoas com deficiência visual e atuantes na luta dos direitos das pessoas com deficiência.

Para fechar o dia,  apresentaremos as ações para 2015 do projeto Ver com as Mãos, e os participantes do seminário são convidados especiais para uma visita guiada na exposição "João Turin: Vida, Obra, Arte", mediada pelos alunos do projeto acompanhados de Mauricio Appel do Ateliê João Turin.

Participem desse momento importante de reflexão e discussão dos rumos da acessibilidade cultural em nossa cidade! Venha fazer parte, compartilhe para seus contatos e não esqueça de fazer sua inscrição!

*As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: inscrições_vercomasmaos@hotmail.com
( nome completo, RG, profissão, e-mail e telefone)

DESCRIÇÃO DO FOLDER DE DIVULGAÇÃO ANEXO:

O folder tem fundo branco, borda superior e inferior verdes. No canto superior do folder está a logo do Projeto Ver com as Mãos, formada por quatro mãos direitas coloridas, com a representação de quatro sentidos perceptivos desenhados na palma de cada mão. A primeira mão é azul, e, na palma dela, o contorno branco do desenho de um olho; ao lado da azul está a mão verde, e, na palma dela, o contorno branco do desenho de uma orelha; a terceira mão, abaixo da verde, é amarela e, na palma dela, o contorno branco do desenho de uma boca; e a quarta mão, ao lado da amarela, é vermelha, com um contorno branco do desenho do perfil de um nariz.

No centro superior do folder, sobre um retângulo horizontal de fundo cinza, lê-se "III Seminário do Projeto Ver com as Mãos: a arte e a cidade ao nosso alcance". Abaixo dele, sobre um retângulo menor horizontal de fundo vermelho claro, lê-se "dia 9 de dezembro de 2014".

Abaixo do retângulo da data, lê-se "Programação", que é colocada sobre dois retângulos verticais amarelos. Sobre o retângulo da esquerda, lê-se "manhã" e as seguintes informações:

8h30 credenciamento

9h Abertura do Seminário
Profa. Diele Pedrozo Santo (coordenadora do projeto)

9h15 Artes visuais e a deficiência visual "Nós também vamos ao museu"
Profa. Kamila Tavares

9h45 Turin para Todos
Profa. Diele Pedrozo Santo e Gabriela Franco Berger Appel (IPC e Ateliê João Turin)

10h Design invisível
Rodrigo Brenner (Furf Design Studio)

10h15 Comida, diversão e arte
Profa. Lilian Merege

10h30 "Música no IPC" e o IPC nos espaços culturais
Profa. Amanda Nicolau

11h Apresentação da Oficina de Canto Coral
Prof. Heitor Bonifácio

11h15 Apresentação Dança
Profa. Silmara França

11h30 Fortalecendo laços e criando momentos de lazer: grupo de Pais e Mães do IPC
Profa. Gabriela Corrêa

12h às 13h30
Horário de almoço


Sobre o retângulo da direita, lê-se "tarde" e as seguintes informações:

13h30 Acessibilidade e Inclusão de públicos com deficiência em museus
Prof. Dra. Amanda Tojal

14h30 Debate:
"Nada sobre nós sem nós! O papel da pessoa com deficiência visual na construção da acessibilidade cultural"

Manoel Negraes
Coordenador de Políticas Públicas e Defesa de Direitos da SEPcD da Prefeitura Municipal de Curitiba, redator do spot de rádio Minuto da Inclusão, idealizador do Movimento "Encarte na Faixa". Atua na área do direito das pessoas com deficiência visual há mais de dez anos.

Mariana Baierle
Jornalista pela PUCRS, mestre em Letras pela UFRGS, audiodescritora consultora, editora do blog Três Gotinhas desde 2011. Trabalha na TVE-RS desde 2012, onde é repórter e apresentadora e tem trabalho focado em pautas de acessibilidade, educação e cultura acessível

Felipe Mianes
Graduado em História pela PUCRS, Mestre em Educação e doutorando em Educação pela UFRGS, Doutorado Sanduíche pela Universidade Autonoma de Barcelona, audiodescritor consultor na área de acessibilidade, ministra cursos workshops e acessorias.

Mediador: Rafael Bonfim
Jornalista e diretor de protagonismo na diversidade e inclusão da ABRH PR. Co-criador dos SuperNormais e blogueiro da Gazeta do Povo.

16h30 Projeto Ver com as Mãos: resultados e as ações para 2015
Profa. Diele Pedrozo Santo

17h Visita mediada na exposição Turin
Mauricio Appel (Ateliê João Turin) e alunos do Projeto Ver com as Mãos


Abaixo dos retângulos com a programação, um sobre um retângulo horizontal azul claro, lê-se "para se inscrever: inscrições_vercomasmaos@hotmail.com". Abaixo dele, lê-se a informação em fundo branco: "**o e-mail deve conter: nome completo, RG, profissão, e-mail e telefone (inscrições gratuitas)."

No canto inferior esquerdo do folder estão indicadas as logomarcas da Realização (Instituto Paranaense de Cegos), Parceria (Ateliê João Turin), Patrocínio (Hotel Tourist Centro Europeu) e Apoio (Instituto HSBC Solidariedade).

No canto inferior direito do folder, sobre um retângulo horizontal de fundo vermelho claro, lê-se "Local: Museu Oscar Niemeyer, Auditório Poty Lazzarotto. Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico, Curitiba-PR".

FIM DA DESCRIÇÃO





Diele Fernanda Pedrozo Santo
Coordenadora do Projeto Ver com as Mãos
Instituto Paranaense de Cegos - IPC
  - - -
Caso não queira receber mais estes e-mails, clique em responder e no corpo do e-mail escreva a palavra sair.

Concernentemente,

Daniel Massaneiro

Presidente do Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência em Ação - IBDA

Comentários